A garrafa Macallan Adabi de 1926 será leiloada em novembro, a partir de 860 mil euros, na casa Sotheby's, em Londres. Envelhecida durante seis décadas até ser engarrafada, só há 40 como ela no mundo.
Não é única no mundo, porque há 40 como ela. Mas esta garrafa de whisky promete ser diferente das restantes já vendidas. E o primeiro indício é ser considerada um Santo Graal.
Fabricada em 1926 e avaliada como a “mais valiosa do mundo”, a garrafa Macallan Adami será leiloada em Londres já a 18 de novembro, podendo chegar aos 1,4 milhões de euros (aproximadamente 1,2 milhões de libras).
A casa Sotheby’s definiu um valor mínimo de licitações a partir dos 860 mil euros (750 mil libras), mas espera chegar perto do recorde da garrafa mais cara a ser vendida, de 1,7 milhões de euros (1,5 milhões de libras), imposto em 2019, por um whisky da mesma marca.
Com 97 anos de existência, só foram produzidas 40 garrafas deste whisky, que foi envelhecido durante seis décadas até ser oficialmente engarrafado em 1986. No entanto, estas nunca chegarama ser colocadas em loja.
Em vez disso, foram oferecidas aos melhores clientes da Macallan. E, cada vez que uma destas aparece em leilão, quebra um recorde. Entre 2018 e 2019, este foi batido três vezes, com a Sir Peter Blake, Michael Dillon e Fine and Rare